O impacto causado pelo desperdício de alimentos
- Marketing Vitanativa
- 5 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

A alimentação é um tema altamente discutido em todo o mundo e a dimensão das discussões é ilimitada, tendo em vista a vasta abrangência de setores impactados e relacionados a ela. E um dos tópicos em frequente debate é o desperdício.
De acordo com dados da FAO, agência da ONU, 1/3 de todo alimento produzido no mundo acaba indo para o lixo e, toda essa quantidade desperdiçada, se utilizada de forma consciente, seria suficiente para alimentar todas as pessoas que sofrem com a fome no mundo, como aquelas em situação de extrema pobreza e que não tem acesso ou condições financeiras de se alimentar.
Muito se vê falar sobre o desperdício final, que é aquele alim
ento que fica no prato após as refeições, porém, cerca de 10% dos alimentos produzidos são perdidos ainda nas fases iniciais.
A perda durante as etapas de lavoura, armazenamento, transporte, distribuição e principalmente na manipulação, são involuntárias e muitas vezes não percebidas, causando prejuízos a todos os envolvidos no processo, começando com os produtores e fazendo com que todos percam um pouquinho a cada etapa avançada no trajeto até que o alimento chegue às mesas.
Entre os processos de lavoura e distribuição, tudo que não for aproveitado é considerado perda, contudo, se tratando de varejo e consumo, o não aproveitamento é considerado efetivamente desperdício, pois ocorre normalmente por negligência ou desinformação sobre o real valor comercial dos produtos e como a utilização incorreta pode resultar em um grande impacto financeiro aos envolvidos.
Para não fazer parte do montante de desperdício mundial, a Vitanativa preza pela atenção no beneficiamento dos alimentos. O processo aplicado requer cuidado e atenção, incluindo investimento em maquinários inovadores e que realizam suas funções focando no melhor aproveitamento dos insumos manipulados.
Mantemos o respeito pelo alimento e a responsabilidade de fazer o melhor por nossos clientes, pelo meio ambiente e pela cidadania, gerando economia e conscientização sobre a importância do total aproveitamento de tudo que é produzido.
Acompanhamos a cadeia de produção de ponta a ponta e por isso valorizamos e fidelizamos nossos fornecedores, com total conhecimento da alta qualidade das matérias-primas que resultam em nossos vegetais processados.








Comentários